quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

O livro de Merlin

Olha, eu quero postar um texto que eu sempre quis postar quando tivesse um blog de filosofia.
Não é um texto otimista.
Nem pessimista.
Não se trata de ser nem um e nem outro. Trata-se de ser lúcido e corajoso,como disse Spoonville.
Mas, é como um 'Vamos nessa"! Ok? então, Vamos Nessa!

- Então, o que somos nós, agora?
- Descobrimos que hoje em dia a raça humana politicamente se divide em um sábio, nove patifes e noventa idiotas entre cada cem. Isto é, para um observador otimista. Os nove patifes se reúnem sob a bandeira do maior patife entre eles, e se tornam "políticos"; o sábio se afasta, pois sabe que está irremediavelmente em minoria, e se devota à poesia, matemática e filosofia.Enquanto isso, os noventa idiotas se arrastam atrás das bandeiras de nove vilões, conforme sua escolha, pelos labirintos da cavilação, da malícia e da guerra. É agradável comandar, observa Sancho Pança, até mesmo um rebanho de ovelhas, e é por isso que os políticos levantam suas bandeiras. Para as ovelhas também é mais ou menos a mesma coisa, seja qual for a bandeira. Se for uma democracia, os nove patifes viram membros do parlamento; se for fascismo, se transformam em líderes partidários; se for comunismo, se tornam comissários. Nada será diferente, salvo o nome. Os idiotas continuam idiotas, os patifes lideram e o resultado ainda é exploração. Quanto ao sábio, seu destino é o mesmo seja qual for a ideologia. Na democracia ele vai morrer de fome num sótão, sob o fascismo vai parar num campo de concentração e sob o comunismo será liquidado. Esta é uma constatação otimista, mas, no todo científica, dos hábitos do Homo impoliticus.

O Único e Eterno Rei - O livro de Merlin - T.H White.

Sabedoria de Merlin, meninos e meninas.
Vamos refletir e seguir em frente!
Romulo V. Braga.

8 comentários:

Larissa disse...

pois é, menino filosofo; passou, e comentou.. então a curiosidade, que define o lado adolescente não controlado e nem tão inteligente que eu tenho, me trouxe aqui; pra ler do que vc escreve. Gostei da filosofia, então comentei, é a vida...

Juh disse...

só me assusta a pergunta: de qual dos grupos fazemos parte?

Stella disse...

Acho que ainda cabe nós decidir, Juh. Como sempre ...

Juh disse...

é.. acho que sim

Natália Torres disse...

Será que sempre foi assim? Será que sempre vai ser assim? com esses nove patifes fazendo oqe querem com os 90 outros patifes e o único sábio para "salvar" o mundo?
Por isso que eu adoro esses Merlins da vida que analisam a sociedade, meio que fazem com que nós, ignorantes no assunto, abrimos os olhos e pensamos sobre o assunto e tentamos mudar, conforme nos eh possivel. Se nós formos um desse 90 patifes, que estão abrindo os olhos pra realidade, nós podemos deixar de ser patifes, não?
Dai essa historia pode mudar, não?
Alguem comenta isso por favor e me da uma opinião ou resposta pra minha pergunta? hauhauhauahu, fiquei curiosa agora! (mais um momento espontâneo)
nossa, escrevi demais!
;*

Juh disse...

ah natson! eu sei que quanto menos 'patifes' melhor, mas eu nao sei se só a gente mudando vai adiantar muita coisa. Agora, quanto a essa historia mudar, essa filosofia como qualquer outra pode ser questionada. 'transcendência'. primeiro conceito nao era?
[pessoas que escrevem demais sao sempre bem vindas ;D]

Unknown disse...

calmaí natson.. não eram 90 idiotas? o.O

Unknown disse...

Bom, se você estiver falando dos 90 idiotas começarem a abrir os olhos pra realidade, eu acredito que estariam se encaminhando para serem sábios, talvez. E nessa "brincadeira" talvez os patifes perdessem feio.