quinta-feira, 9 de abril de 2009

"A Filosofia e a Metafísica"

Estava eu, estudando matemática quando meu pai chegou para conversar comigo sobre um papo meio inesperado pra mim naquele momento. Sobre esse primeiro assunto não interessa muito, mas o nosso papo foi evoluindo até um ponto onde nós começamos a discuti sobre Existencialismo, Existencialismo Cristão e Idealismo.

O Existencialismo diz que a nossa essência é “moldada” pelo meio ambiente, portanto não existe uma essência pré-definida antes do nascimento, basicamente. Por exemplo: um jovem que nasce numa favela, que foi criado perto de traficantes, que foi mal tratado pelos pais. Que nunca teve nenhuma influência da religião. A essência, a personalidade e os princípios dele vão ser caracterizados por essa criação. O existencialismo diria que: um favelado nasce sem essência, mas ele nasce numa condição: a condição de favelado. Essa condição não vai criar sua essência. É simplesmente o meio no qual ele fará suas escolhas. Ele pode tanto escolher seguir a vida de traficante, como a de trabalhador. Sua essência vai depender de sua escolha situada num contexto.

O existencialismo cristão diz que nós somos sim “moldados” pelo ambiente, mas que as nossas emoções, sentimentos, reações e percepções nos foram dadas por Deus. Esse estado de espírito (não essência) que todos nós temos, foi Deus quem colocou em nós.
Já o idealismo diz que nós já nascemos com uma essência, que independentemente da nossa criação, já temos nosso caráter formado. Logo, todos os nossos atos serão consequências desse caráter, ou seja, dessa essência. Então o idealismo não permite mudança de caráter.

E no calor da nossa conversa, nós chegamos a um ponto em que, em se tratando se ser humano, nada é exato. Sempre haverá teorias para explicar comportamento das pessoas. Nesse sentido é que surgiram várias filosofias para explicar o mundo e as coisas. Aí meu pai soltou a seguinte frase: “...até há horas em que a filosofia beira a metafísica, por que há coisas que nós não conseguimos explicar, como: O homem possui uma essência antes da existência ou a existência antes da essência? A primeira opção quem diz são os idealistas, e a segunda são os existencialistas.” Como iremos provar então essa essência?! Isso é metafísica!

Nesse momento já era mais de 10h da noite e eu precisava ir dormir. E a Matemática ficou para outro dia. Mas eu precisava dividir essa conversa com vocês, foi tão legal, e tem tudo a ver com as nossas aulas!

Pensem mais sobre isso e me digam o que acharam :)

Beijo grande,
Natália

12 comentários:

Renato disse...

Muito legal ter esse tipo de assunto com os pais!

Bom.. vou deixar o que penso a respeito deste assunto:

Eu acredito que mente, espírito, alma e razão sejam a mesma coisa. A razão é a capacidade de discriminar o verdadeiro do falso e deus é a própria verdade, logo eu acredito que as pessoas mais racionais estejam mais próximas de deus do que as que tem fé em religiões.
A razão é a única coisa que iguala os homens, opiniões (como as religiões) diferenciam os mesmos.

A alma só existe quando o homem pensa, "Je pense, donc je suis.." (Penso, logo existo) dizia René Descartes (leiam Meditações Metafisicas deste autor).

Hahaha e com isso eu descarto o Existencialismo Cristão e o Idealismo.

Nossa essência é moldada pelo ambiente assim como dizia Jean-Jacques Rousseau: "O homem nasce puro e a sociedade o corrompe".
O mesmo, uma vez dotado de razão, pode julgar o ambiente em que vive e transformá-lo ou adaptar-se a ele.
O julgamento e o bom senso são as bases da razão.

Já sobre a metafísica, o que está acima da physis, acima do mundo físico, só pode ser alcançado atravez da intuição e jamais por indução. Essa é a uma das bases da Filosofia Univérsica proposta por Huberto Rohden.
Ao induzir, você é um talento... ao intuir você é um gênio!

Beijos do amigo,
Canivete.

Stella Boni disse...

Canivete?! auuhauhuhauha!

Acho que discordo quando você diz que mente, espírito, alma e razão são a mesma coisa, mesmo porque prefiro crer que o espírito segue mais as leis instintivas do que as racionais. Por várias vezes o homem é mais instinto do que razão, e nem sempre isso é algo ruim. Assim sendo o animal e o racional se misturam em um ser só (e ainda acho que o homem está muito mais próximo aos animais do que se imagina ou se quer enxergar).

Quando penso em alma, penso em algo puritano. Não sei vocês, mas eu creio que alma independe de qualquer pensamento; essa pureza independe de qualquer pensamento.

Então ... acho que pouco pode se concluir de tudo isso, porque onde há padrões, há sempre uma excessão!

Não acredito que o ser humano é bom por natureza, mas também não acredito no contrário.
(Depois comento mais!Já estou indo dormir =/ Está tarde!)

Renato disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Renato disse...

Ótima observação Stellinha... mas acredito que o instinto está ainda mais ligado aos genes, que tendenciam a mente... que na minha opinião, pode-se chamar de razão ou alma...
Instinto é um conjunto de reações hereditárias e comum à cada espécie.

Já Freud imaginava que instinto se constitui em energia psíquica (libido).

O mais legal disso.. é que se começarmos a imaginar que ações dos seres podem ser caracterizadas ou tendenciadas por herança genética, assim como uma raça de cachorro pode ser mais agressiva que outra, raças humanas também poderiam ser mais agressivas que outras (ou qualquer outra qualidade que você preferir)!! hahahaha Visto que somos animais, faz sentido, certo?

Aí o racismo não seria tão condenável, concorda? Poderiamos falar que certas raças humanas são mais vagabundas que outras... hahahahahahaha

Eu acredito que o homem dotado de razão pode manipular/controlar seu instinto e suas emoções... logo, a razão está acima do instinto. E mesmo racionalmente você pode optar em seguir os instintos ou a razão.

Natália Torres disse...

Nossa Bixin (eu não consigo te chamar de renato, não adianta) então pra vc alma eh simplismente razão, capacidade de discriminar o certo e o errado... E as emoções, sentimentos, fé, essas coisas, o que são? onde estão? quem colocou-as em nós?
Tá, faz sentido o que vc diz que os instintos estão ligados aos genes...mas essa sua visão racional das coisas que eu ainda não compreendo.

Romulo V. Braga, HQ disse...

É preciso esclarecer a linguagem para a discussão fazer mais sentido.
Alma?
Razão?
Instinto?
Pensamento?
São idéias que precisam ser definidas,organizadas, e, quem sabe, esclarecidas.
É preciso organizar para desorganizar e vice-versa.

Stella Boni disse...

Romulo,tais definções e organizações no final das contas não vão passar de achismo, porque não há nada para embasá-las!
Cada religião tem uma definição e cada pessoa tem uma outra definição totalmente diferente.
Renato, eu acho que não entendi ... Você crê que o instinto seja hereditário ou não? E também que esse instinto seja a mesma coisa que alma ou razão?

Romulo, dá um help , poxa!
hauahuahuhauhuhauhaa!!

Romulo V. Braga, HQ disse...

Vai ser achismo se não houver rigor. Lembre-se que o rigor de linguagem é uma das partes essenciais da filosofia.
Talvez, em um blog, não seja o local ideal para ser tão rigoroso. Porque, daí, a gente acaba não falando nada.
É velha questão de popularizar a filosofia e perder em rigor ou concentrar-se em rigor e perder público?
Meu comentário foi apenas neste sentido: a discussão é interessante, mas não devemos tirar conclusões precipitadas em assuntos tão sérios. As definições devem estar de acordo com : 1. um conhecimento razoável da história da filosofia. 2. uma compreensão do estágio do problema que estamos enfrentando atualmente. Não há como se esquivar do estudo sério. Para o bem ou para o mal.
Aliás, qual é a senha e o login para eu voltar a postar?

Unknown disse...

Ou seja: Precisamos de mais aulas com o Rômulo.

Depois dessas fiquei até com medo de explicitar minhas idéias sobre o tema (que achei muuuito interessante). Nat, mandou muito!

p.s.: Rômulo, fiquei muito decepcionada com a baixa adesão ao módulo no 1º semestre. No 2º deve bombar, houveram professores, como o Tadeu, que incentivaram a galera (pena que depois da confirmação dos módulos que funcionariam) a estudar filosofia.

Romulo V. Braga, HQ disse...

Paula,
Eu não escrevi isso para inibir os textos. Mas, apenas para indicar uma profundidade e rigor que filosofia necessita. É difícil mesmo. Para todo mundo. Mas, a gente tem que continuar a escrevendo. Enquanto as aulas do módulo. Não ligue muito para isso, porque eu não estou.
Quero dizer, adoro dar aulas, mas se as pessoas não querem é uma escolha legítimas delas. Conhecimento profundo a gente nunca consegue em sala de aula mesmo. Aulas são apenas indicativos de caminhos e bibliografia. Conhecimento aprofundado é fruto da vontade pessoal.

Ui...
Postem mais!

Renato disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Renato disse...

Oi Romulo! Prazer em participar dessa discussão com vc!!
Desculpe minha falta de rigor na linguagem.. eu não passo de um punk formado em exatas.... hahahahahah

Esse assunto é bem complexo e minha idéia a respeito do mesmo é bem rude, meu pensamento sobre a Metafísica é muito próximo do que Nietzsche escreveu. Mas acredito que as meninas não estejam preparadas pra ler este autor, por isso citei mais autores Iluministas (cuja moral é mais bem aceita).

Cuidado ao lerem Nietzsche!!! Ou vcs não vão entender nada, ou irão quebrar muitos paradigmas ou acharão ele um idiota! hahahahah
Na minha opinião ele é um dos maiores gênios q já existiu.


Mas vamos voltar ao assunto, eu tenho uma idéia a respeito de Alma, Razão, Instinto e Pensamento... achei que todos tivessem.
Vamos lá:

Alma: É aquilo que da vida à matéria, claro que algumas religiões falam de imortalidade da alma.. aí cada uma tem uma consideração a respeito.

Razão: Eu já descrevi o significado que dei à razão no primeiro comentário, mas vamos lá novamente... Creio que seja mais fácil descrever pelos seus antônimos: imaginação, fé, opinião... tudo que se opõe à estas 3 coisas, foi o significado que dei para razão.
Muitos filósofos tem conceitos diferentes sobre a razão.. na minha opinião a mais correta é a de Descartes (muito bem definida no seu livro "O Discurso do Método"), a definição de Kant é a pior de todas... Kant era um idiota idealista... (isso na minha opinião, ou seja, não é nada racional! hahaahahaha)

Instinto: Descrevi meu entendimento a respeito de instinto no segundo comentário... muito mal... peço desculpas.. por isso usarei o Wikipedia dessa vez (hahahaha):
Instinto é uma palavra usada para descrever disposições inatas em relação a ações particulares. Instintos geralmente são padrões herdados de respostas ou reações a certos tipos de situações ou características de determinadas espécies. Em humanos, eles são mais facilmente observados em respostas a emoções. Instintos geralmente servem para pôr em funcionamento mecanismos que evocam um organismo para agir. As ações particulares executadas podem ser influenciadas pelo aprendizado, ambientes e princípios naturais. Geralmente, instinto não é usado para descrever uma condição existente ou status quo.
(fica a dica pra vcs buscarem significados ou qualquer outra coisa em sites confiáveis!!)

Pensamento: Ato de pensar! Pronto! Hahaha o Wiki quebrou um galho.. leiam por si mesmos! =P~
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pensamento



hahahaha

Agora que estamos entendidos.. vou responder as críticas de vcs aos meus posts... peço desculpas por não ter respondido antes mas o trabalho não tem me dado muito tempo livre!

Nat, pra mim espírito realmente é a razão... mas não menospreze a razão. O poder de discriminar o certo do errado é a coisa que te distingue de uma planta... o poder racional de reconhecer sentimentos e conseguir defini-los em palavras também é racional! Os próprios antônimos da razão (imaginação, fé e opinião) dependem dela.. por exemplo: Se vc acredita que Jesus é o filho de Deus, vc formou essa razão (verdade) em vc baseada em informações que recebeu do meio em que foi criada. Se vc tivesse nascido na India, e fosse budista, tudo o que vc toma hoje por verdade (razão) seria diferente. Muitos valores seriam diferentes, concorda?
A soma de todas essas verdades, todas as verdades que você conhece, a sua razão, é tudo aquilo que você é metafisicamente (nem sei se essa palavra existe hahaha). Fisicamente vc tem cabelos e olhos castanhos, mas o seu "espírito", suas verdades, o fato de vc dizer que o céu é azul, q o amor é um sentimento bom, é sua razão!
O amor pra certas pessoas pode ser um sentimento ruim.. isso seria doentio e poderia-se dizer que essas pessoas perderam a razão...
Quem colocou tudo isso em nós? Não sei, e também isso não me preocupa muito...
A coisa que mais me preocupa e sempre deve nos preocupar é a intenção de nos superarmos, sempre! O homem foi feito para se superar, pra mim essa é a única finalidade da razão e da existência humana.

Stellinha, instinto é hereditário sim... e varia de uma espécie para outra. Exemplo, o fato dos humanos fazerem sexo como fazem ser diferente de como peixes se reproduzem, e eles saberem como fazer, cada um do seu jeito, é instintivo...
Outro exemplo menos obsceno, hahahahaah, o fato do rato fugir quando ver um gato e o cachorro correr atrás do mesmo gato... porque o rato foge e o cachorro corre atrás? Instinto de cada um...
Mas eu não acredito que isso seja a mesma coisa que alma ou razão. Mesmo porque o instinto não é raciocinado, se vc fizer uma coisa sem pensar, é provável que a tenha feito por instinto!



Bem pessoal... eu fico por aqui! Espero que minhas palavras façam vcs pensarem mais, quebrarem mais paradigmas, lerem mais a respeito desses assuntos e discutirem com seus conhecidos!

Abraços a todos!